Época de avaliações, reuniões intercalares, notas, comentários, entregas de relatórios, reuniões com pais… Todos nós sabemos como são estes períodos.
Em Ciências (desculpem-me a especificidade) é muito importante saber redigir uma boa resposta a uma pergunta de desenvolvimento.
Esta semana apliquei uma estratégia que aprendi nos idos anos do meu estágio pedagógico. O Professor Vítor, grande mestre na Escola Secundária D. Luísa de Gusmão, ensinou-me uma maneira de fazer as aulas de entrega e correção de testes que, ao longo de todos estes anos, tentei nunca perder.
O miniteste desta semana, ao contrário de todos os outros, só tinha perguntas de grande desenvolvimento. Escreveram como se o mundo geológico estivesse, naquele momento, totalmente descrito nas 4 páginas da folha de teste que tinham à frente. Quando terminou, recolhi e tirei uma cópia de todas as respostas. Corrigi os originais.
Na aula de correção começo por entregar as fotocópias das respostas. O espanto instala-se.
- O que é isto? São cópias? Onde é que está a nota? Mas isto não está corrigido!!!
Todas estas questões ocorrem num silêncio absoluto da minha parte.
Passo à entrega dos critérios de correção e analisamos, de forma detalhada, cada um. Leio os tópicos e a cotação que cada um vale. Depois deixo-os trabalhar.
As reações são indescritíveis.
É impressionante ver que não olham para a nota (porque de facto não existe) mas preocupam-se em verificar onde está, na resposta deles, o tópico que a pergunta exige para que se compreenda o que nela está contido.
Depois chega o somatório dos pontos e a nota final.
Segue-se o momento em que lhes peço que com os tópicos, refaçam cada uma das suas respostas. Chega o momento do confronto com a nota da correção do professor.
Ao longo destes anos fiz experiência de que os resultados deles são, na grande maioria das vezes, muito próximos do classificação real que possuem.

O que é, então, de facto, importante? Educá-los, mostrar-lhes como se faz para que consigam, no futuro, fazer melhor do que eu ou treiná-los para que arranjem uma técnica para responder à matéria que sai no teste?
- Professor, isto sai no teste?
- Não respondo a essa pergunta. Estou aqui para te educar no sentido de usares os teus conhecimentos geológicos para compreenderes o mundo. O que sai no teste é apenas uma pergunta sobre um ponto específico de tudo o que aprendeste. Nas aulas, o que aprendes é muito maior e não cabe no teste.
José Feitor
Muito bem, José Feitor
ResponderEliminarBoa Zé!
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