13 de julho de 2012

RELATÓRIO E CONTAS 2010




FUNDAÇÃO MARIA ULRICH



Relatório

Contas e Demonstração de Resultados





2010








Mensagem do Presidente

Estivemos e estamos diante de um ano muito difícil. A crise instalou-se e o desânimo também. O país vive sem esperança e sem confiança, e este estado geral afecta tudo e todos. No entanto, e apesar de tudo o que é conhecido, durante o ano de 2010 tivemos as nossas acções de formação da Creche e da Matemática, completamente cheias. O entusiasmo das formandas e o empenho dos formadores, fez com que hoje pudéssemos dizer que tivemos, de facto um ano de sucesso, nesta área da Fundação.

Entre os eventos promovidos sublinho as Tertúlias que este ano puderam contar com a presença de personalidades impares da nossa sociedade, e que muito nos honraram com a sua presença.

Constituímos um grupo de trabalho para a construção de um projecto para a Fundação a 10 anos. É um desafio importante e que poderá ter reflexos a curto prazo. Agradeço desde já ao Dr. Fernando Maymone, ao Prof. Henrique Leitão e ao Prof. Pedro Aguiar Pinto terem aceite o desafio com tanto entusiasmo e empenho. Integram também este grupo o Engº Pedro Correia, representante do Conselho de Administração e a Dra. Teresa Neves da Direcção desta Fundação.

Apesar de ainda não ter sido pago o subsídio da Câmara referente ao ano 2009, a Fundação, devido às suas actividades, conseguiu equilibrar as contas do ano, e cumprir a agenda que se tinha proposto. Sem desanimar apesar dos contratempos a Fundação sofre os efeitos desta crise.

Obrigado a todos os que, com empenho, dedicação e esperança tornaram possível todo este ano de trabalho.

Padre João Seabra
Presidente do Conselho de Administração





Órgãos sociais:

Conselho de Administração:

Presidente: Padre João Seabra

Tesoureiro: Eng.º Pedro Correia

Secretário: Eng.º Manuel Nobre Gonçalves

Vogais:

Isabel Faria de Carvalho

Eng.º João Ulrich



Direcção:

Directora Executiva: Dra.Teresa Araújo Neves

Vogal: Dra. Teresa Jardim de Oliveira



Conselho Fiscal:

Presidente: Dr. Manuel Frederico Lupi Bello

Vogais:

Dr. José Sousa Mendes

Dr. Guilherme Almeida Brito


1. ACTIVIDADES DE FORMAÇÃO

1.1 O Núcleo de Formação para a Educação e o Desenvolvimento (NFED) elaborou o processo de acreditação junto do Conselho Cientifico e Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) das seguintes acções:

• Curso de Formação: Pontos de apoio fundamentais no desenvolvimento e aprendizagem nos primeiros anos de vida, que se iniciará durante o ano de 2011, para educadores de infância.

• Geometria Elementar, que se iniciará durante o ano de 2011, para professores do 1º ciclo.



1.2 Curso de Formação «O Bebé Competente e os Desafios Educativos III» destinado a profissionais com diferentes funções na Creche.

Decorreu em 2010 o terceiro módulo do Curso «O Bebé Competente e os Desafios Educativos III», em dez sessões, que decorreram entre Janeiro e Maio.

Colaboraram, além da Drª Teresa Jardim, da Fundação Maria Ulrich, e da Drª Deolinda Botelho, colaboradora de sempre da Fundação, que assegura durante estes meses toda a acção, a Drª Soraia Nobre, a Drª Anália Cascais, a Drª Carla Almeida, a Drª Ana Paula Rodrigues, a Drª Ana Ferrão e a Drª Maria Emília Nabuco.

Participaram nesta acção 31 pessoas.



1.3 Curso de Formação «O Bebé Competente e os Desafios Educativos IV» destinado a profissionais com diferentes funções na Creche.

Decorreu em 2010 o quarto módulo do Curso «O Bebé Competente e os Desafios Educativos III», em dez sessões, que decorreram entre Outubro e Dezembro.

Colaboraram, além da Drª Teresa Jardim, da Fundação Maria Ulrich, e da Drª Deolinda Botelho, colaboradora de sempre da Fundação, que assegura durante estes meses toda a acção, a Drª Soraia Nobre e o Senhor Professor Nuno Lobo Antunes.

Participaram nesta acção 21 pessoas.



1.4 Curso de Formação «Abordagens Pedagógicas em Creche – Novos Olhares I» destinado a profissionais com diferentes funções na Creche.

Decorreu em 2010 o primeiro módulo do Curso «O Bebé Competente e os Desafios Educativos III», em dez sessões, que decorreram entre Janeiro e Maio.

Colaboraram, além da Drª Teresa Jardim, da Fundação Maria Ulrich, e da Drª Deolinda Botelho, colaboradora de sempre da Fundação, que assegura durante estes meses toda a acção, a Drª Margarida Silveira Rodrigues, Drª Teresa de Matos, Drª Anabela Norte, Drª Teresa Prazeres e Drª Maria Emília Nabuco.

Participaram nesta acção 28 pessoas.



1.5. Matemática Elementar:


Tendo em conta as orientações curriculares actuais para a abordagem da Matemática no pré-escolar e no 1º Ciclo a Fundação Maria Ulrich criou uma acção dedicada ao tema. Trata fundamentalmente da didáctica, e são utilizados materiais essenciais como ábacos, cuisenaires, material dourado, geoplano, tangrans, origamis e recurso às tecnologias. É abordado também um tratamento misto: além da didáctica da matemática, trata também de aspectos ligados à pedagogia e às ciências da educação.

Durante o ano de 2010, foi possível realizar duas acções de formação, uma no primeiro semestre, e outra no segundo. Foram ministradas pelo Dr. Carlos Santos, que connosco colabora neste âmbito desde 2009.

Esta acção teve como destinatários: Professores do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.

Cada curso teve a duração de 25 horas, conferindo 1 crédito, aos formandos em 5 sessões de 4 horas e uma sessão de 5 horas.

A primeira acção contou principalmente com professores do 1º ciclo e na segunda foi, na sua totalidade, frequentada por educadoras do pré-escolar.



1.6 Formações do projecto Despertar da Fé (em colaboração com o Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa e a ESEI Maria Ulrich), constituídas por acções de natureza teórico-prática, destinadas a educadores dos Centros Sociais Paroquiais, das escolas católicas, catequistas, e animadores pastorais.

Os encontros realizados em Lisboa contaram com a presença de Monsenhor Victor Feytor Pinto, Equipa do D.F. constituída por Irmã Mª José Bruno, Mª João Ataíde e Teresa Jardim, Aura Miguel, D. Carlos Azevedo, com a colaboração de instituições educativas.

A pedido do presidente da Cáritas – Dr. Eugénio Fonseca, no sentido de se lançar o projecto na Diocese de Setúbal, colaborando também para o efeito o Senhor Pe Rui Rosmaninho e Equipa do Despertar da Fé.

Também na diocese de Leiria-Fátima, o lançamento do projecto para as dioceses do Centro (Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo-Branco, Coimbra e Santarém). Colaborando localmente Jorge Cotovio (Secretário Geral da Associação Portuguesa de Escolas Católicas) a Equipa do D.F. e o senhor Pe. Vitor (diocese de Santarém).

A pedido do director do Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa a equipa do D.F. tem realizado diversos encontros de trabalho com o objectivo de elaborar um itinerário do D.F. para o ensino pré-escolar.

Foi assinado um protocolo de colaboração entre a Fundação Maria Ulrich e o Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa.



1.7 Escola de Pais:

Sentimos a urgência, o desafio e a responsabilidade de acompanhar o crescimento dos nossos filhos. Esta situação torna-se ainda mais relevante hoje, quando o ambiente e a cultura se tornaram fragmentados e um enorme conjunto de solicitações e propostas torna difícil um juízo sereno e claro sobre a realidade.

É neste enquadramento, por vezes extremamente difícil, que somos chamados à tarefa da educação. Com a mesma exigência com que abordamos os aspectos profissionais e sociais da nossa vida, não podemos deixar de nos questionar em que medida nos temos preparado para o desafio educativo.

A Fundação Maria Ulrich realizou mais uma Escola de Pais durante o mês de Novembro, de três encontros sobre a educação, desenvolvimento e formação dos filhos.



1ª sessão – 6 de Novembro, A importância de educar: a resposta aos porquês - Isabel Almeida Brito;



2ª sessão – 13 de Novembro, O perigo de não propor: a televisão e a internet - Henrique Leitão;



3ª sessão – 20 de Novembro, A autoridade: uma questão de prémios e castigos?

A verificação: as amizades e os tempos livres - Joana Castelo Branco.



1.8 – Formação a pedido de outras Instituições

• Formação sobre a relação da criança com Deus, no Colégio Planalto, no dia 3 de Novembro – Teresa Jardim.

• Catequese para educadoras da Assistência Paroquial de Santos-o-Velho, última sexta-feira de cada mês, de Outubro a Junho – Teresa Neves.

2. OUTRAS ACTIVIDADES E INICIATIVAS

2.1 - Tertúlias Homens

As Tertúlias têm sido ao longo destes três anos um lugar de encontro, debate e esclarecimento, muito importante. Sempre com uma adesão cada vez maior, e a fidelidade daqueles que vêm desde o principio.

Este ano promovemos quatro encontros, distribuídos da seguinte forma:

– Prof. Jaime Nogueira Pinto – “Jogos Africanos”;

– Prof. Luís Campos e Cunha – “Politica e Economia”;

- Dr. Pedro Santana Lopes - "O papel do Presidente da República no sistema político português";

– Prof. João César das Neves – “A situação económica”.



2.2 – Conferências na Fundação:

- Padre Duarte da Cunha e Steffano Mazzoti – Conversa sobre o livro “Sacerdotes em Cristo” – 5 de Janeiro;

- Engºs José Mattos e Silva e António Mattos e Silva – “FERNÃO DE MAGALHÃES: UM AGENTE SECRETO DE D. MANUEL I ?” no ano em que se comemoram 490 anos da descoberta do Estreito de Magalhães - 18 de Janeiro;

- Aura Miguel – conferência de preparação da vinda do Papa – 18 de Fevereiro;



- Padre João Seabra – “Igreja e República: que centenário?” – 23 de Março;



- Mestre Teresa Nobre de Carvalho – “Garcia de Orta” – 5 de Maio;



- Conversas à volta da matemática:

a) 6 de Abril – “Geometrias” – Antonieta Constantino e Liliana Monteiro;

b) 4 de Maio – “O jogo na sala aula” – Ana Júlia Martins e Patrícia Marques.



- Educadora Sofia Valente - «Metodologia do trabalho de Projecto» – 18 de Maio.



2.3– Participação e Intervenção em Encontros:

A Fundação esteve presente em diversos encontros, dos quais destaca:

• Educar Hoje, a Família, a Escola e a Sociedade – Intervenção de Teresa Neves sobre o tema “Autoridade – uma questão de prémios e castigos”, no Encontro Anual das Equipas de Nossa Senhora – 5 de Junho, Colégio S. João de Brito – Lisboa;

• Seminário das Escolas Católicas – Competências Pedagógicas e Pastorais dos Educadores das Escolas Católicas – 1 a 3 de Setembro – Colégio S. João de Brito – Lisboa – Teresa Neves e Teresa Jardim.

• 7º Encontro FLE - A ESCOLA DE HOJE, ELEMENTOS PARA UMA REFUNDAÇÃO, dia 19 de Outubro – Teresa Neves;

• Educação e Desenvolvimento – Há futuro sem educação? – Mona Mourshead – 14 de Abril, Teresa Neves;

• Velada de Oração Infantil no Mosteiro dos Jerónimos, dia 20 de Fevereiro – Teresa Jardim;

• Politica para a Educação – Em busca de um novo modelo de Governação – Joaquim Azevedo – 20 de Maio, Teresa Neves;

• Serviço Publico de Educação – Um caminho a percorrer – Eduardo Marçal Grilo, Júlio Pedrosa e Roberto Carneiro, dia 24 de Novembro, Teresa Neves.

2.4– Formação de Directores de Escolas:

O Fórum para a Liberdade de Educação promoveu na Fundação uma Formação Nacional de Directores de Escolas, que reuniu cerca de 25 estabelecimentos de ensino privado, denominada - Leading Learning Comuniques: Standards for What Principals Should Know and Be Able to Do.

Essa formação aconteceu nas instalações da Fundação, nos dias 29 e 30 de Abril, e teve como orador o Prof. Frederick N. Brown.





3 – AGRADECIMENTOS:

A Fundação agradece à Fundação Maria Amélia de Mello o donativo para o registo dos seus livros.

Agradecemos a todos colaboradores que asseguram o trabalho diário desta instituição e a todos os amigos que ao longo destes anos com empenho, dedicação e voluntariado tornam possível este de trabalho.

Fevereiro de 2011









Sem comentários:

Enviar um comentário