13 de julho de 2012

RELATÓRIO E CONTAS 2009


FUNDAÇÃO MARIA ULRICH



Relatório

Contas e Demonstração de Resultados





2009















Mensagem do Presidente





Queridos amigos,



Este ano ficou também marcado pelo lançamento do segundo volume da colecção Educação no Século XXI, esta colecção lançada o ano passado, pretende ser uma referencia em obras educativas, de modo a também assim, contribuir para a educação e cultura no nosso país.



A Fundação Maria Ulrich destaca este ano o especial empenho que teve no lançamento da formação de “Matemática Elementar”. Celebrámos um protocolo com a Sociedade Portuguesa de Matemática, e respondemos assim às necessidades existentes por parte dos professores do pré-escolar e primeiro ciclo. Foi uma formação muito importante, quer pelos conteúdos, quer pelos resultados obtidos.



A Fundação existe precisamente para responder a necessidades e ajudar os professores naquilo que eles mais precisam. Estamos muito contentes e sabemos que este é o bom combate.



Não podemos deixar de referir que a falta de apoios financeiros verificada este ano dificulta muito a acção da Fundação, no entanto, temos esperança que no próximo ano a situação do país e a generosidade habitual dos nossos amigos nos deixem prosseguir os objectivos que Maria Ulrich nos deixou em testamento.



Com muita amizade,









Padre João Seabra

Cónego da Sé Patriarcal de Lisboa

Presidente do Conselho de Administração







Órgãos sociais:

Conselho de Administração:

Presidente: Cónego João Seabra

Tesoureiro: Pedro Correia

Secretário: Manuel Nobre Gonçalves

Vogais:

Isabel Faria de Carvalho

João Ulrich



Direcção:

Directora Executiva: Teresa Araújo Neves

Vogal: Teresa Jardim de Oliveira



Conselho Fiscal:

Presidente: Manuel Frederico Lupi Bello

Vogais:

José Sousa Mendes

Guilherme Almeida Brito



Conselho Consultivo:



Maria Berta Cerqueira Peixoto da Costa – Presidente;

Juiz Conselheiro Dr. Armando Leandro

Filipa Ulrich Garnel

Dr. Mário Puppo Correia

Drª Olga Alves Simões de Carvalho +

Prof. Drª Teresa Maria de Vasconcelos

Teresa Gomes de Castro Simas

Ana Vasconcelos

Ana Maria Oliveira Martins

João Alberto Pinto Basto

José Sousa de Macedo

















1.CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DA MARIA ULRICH





1.1- Lançamento do livro “Maria Ulrich – Uma Educadora no Século XXI”



Por ocasião do centenário do nascimento de Maria Ulrich (1908-1988), a Fundação fez e editou um livro sobre a figura e a obra desta grande educadora portuguesa.



Este livro destaca as principais linhas de acção e de pensamento de Maria Ulrich, tornando evidente a sua pertinência no debate sobre educação em Portugal.



Da leitura do vasto e diversificado espólio (ainda não totalmente tratado) existente na Fundação e que serviu de base à investigação, sobressairam, desde logo, três grandes áreas:



1 – Percurso de vida e formação

2 – Pensamento e visão da vida

3 – Obras e tradição educativa



“O dom mais elevado do homem é a sua liberdade, perante a qual o próprio Deus sustém o Seu poder. Esta é para nós, para mim pessoalmente, toda a Metafísica da Educação.”



A sala de conferências do El Corte Inglês estava cheia de amigos, professores, educadores e curiosos.



O lançamento contou com a presença das autoras – Professora Maria do Rosário Lupi Bello e Mestre Fátima Prudêncio Vizeu Pinheiro, o senhor Eng.º João Ulrich como representante do Conselho de Administração da Fundação e o senhor Professor António da Câmara, presidente da Ydreams. O encontro decorreu com muita dignidade e elevação intelectual e teve grande importância na vida da Fundação.



1.2- Encontro na Casa Veva de Lima



No dia 18 de Dezembro, a Fundação promoveu um encontro para os seus amigos e colaboradores mais antigos. Estiveram presentes as autoras do livro – Professora Maria do Rosário Lupi Bello e Mestre Fátima Vizeu Pinheiro, e o Presidente do Conselho de Administração, Padre João Seabra.





2. ACTIVIDADES DE FORMAÇÃO



2.1 Curso de Formação «O Bebé Competente e os Desafios Educativos II» destinado a profissionais com diferentes funções na Creche.



Sessões em 2009:

• 6 Janeiro: Interface das Neurociências (2º ano de vida). Formadores: Nuno Lobo Antunes

• 20 Janeiro: Integração e amplitude das competências e estímulos no 3° ano de vida e leitura da espiral do desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância. Formadores: Deolinda Botelho e Teresa Jardim.

• 3 Fevereiro: Interface das Neurociências (3º ano de vida). Formadores: Nuno Lobo Antunes

• 17 Fevereiro: Integração e amplitude das competências e estímulos no 3° ano de vida e leitura da espiral do desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância. Formadores: Deolinda Botelho e Teresa Jardim.

• 3 Março: Atelier «Ambiente Educativo e Organização na Creche». Formadores: Anália Cascais.

• 17 Março: Atelier «Movimento e Intencionalidade. O desenvolvimento psico-motor infantil e o seu contributo na aprendizagem». Formadores: Carla Almeida.

• 31 Março: Atelier «Linguagens e Linguagem. Bases biológicas, cognitivas e sociais das experiências de aquisição e desenvolvimento da pré-linguagem e da linguagem». Formadores: Ana Paula Rodrigues.

• 21 Abril: Atelier «Mundo dos Sons e Música. Pressupostos pedagógicos e actividades na perspectiva do desenvolvimento global e específico da música». Formadores: Ana Ferrão.

• 5 Maio: Atelier «Brincar e Brinquedo. A actividade lúdica como experiência transversal a todo o processo de desenvolvimento». Formadores: Mª Emília Nabuco.

• 19 Maio: Avaliação - Reflexão intra-grupal a partir dos registos pessoais e comunicação inter-grupal na perspectiva da valorização do entusiasmo e da motivação. Conclusão: O tecer da segurança e da eficácia na creche. Formadores: Deolinda Botelho e Teresa Jardim.



O público-alvo é composto por 16 educadoras de infância, 17 auxiliares da acção educativa e 2 psicólogas.



2.2 Curso de Formação «O Bebé Competente e os Desafios Educativos III» destinado a profissionais com diferentes funções na Creche.



Sessões em 2009:

• 15 Outubro: Apresentação do Curso. Identificação de competências e estímulos adequados ao desenvolvimento nos domínios psicomotor, perceptivo, cognitivo, afectivo, social e espiritual, no 1º ano de vida. Formadores: Deolinda Botelho e Teresa Jardim.

• 29 Outubro: Identificação de competências e estímulos adequados ao desenvolvimento nos domínios psicomotor, perceptivo, cognitivo, afectivo, social e espiritual, no 1º ano de vida. Formadores: Deolinda Botelho e Teresa Jardim.

• 12 Novembro: Interface das Neurociências (1º ano de vida). Formadores: Nuno Lobo Antunes

• 26 Novembro: Integração e amplitude das competências e estímulos no 2° ano de vida. Formadores: Deolinda Botelho e Teresa Jardim

• 17 Dezembro: Integração e amplitude das competências e estímulos no 2° ano de vida. Formadores: Deolinda Botelho e Teresa Jardim



O público-alvo é composto por 14 educadoras de infância, 15 auxiliares da acção educativa, 1 psicóloga e 1 advogada (proprietária de uma Creche).



2.3 Curso de Formação «Abordagens Pedagógicas em Creche – Novos Olhares»» destinado a profissionais com diferentes funções na Creche.



Visitas das organizadoras do curso às instituições chamadas a colaborar:

• 16 Setembro: Colégio do Vale (Caparica)

• 23 Setembro: Tutor Time (Expo)

• 13 Outubro: Escola Raiz (Restelo)



Sessões em 2009:

• 8 Outubro: As espirais do desenvolvimento e aprendizagem: competências e desafios no 1º ano de vida. Formadores: Deolinda Botelho e Teresa Jardim.

• 22 Outubro: As espirais do desenvolvimento e aprendizagem: competências e desafios no 2º ano de vida. Formadores: Deolinda Botelho e Teresa Jardim.

• 5 Novembro: As espirais do desenvolvimento e aprendizagem: competências e desafios no 3º ano de vida. Formadores: Deolinda Botelho e Teresa Jardim.

• 19 Novembro: Modelos Clássicos: HighScope - 1° ano de vida. Formadores: Margarida Silveira Rodrigues.

• 10 Dezembro: Modelos Clássicos: HighScope - 2° ano de vida. Formadores: Margarida Silveira Rodrigues.



O público-alvo é composto por 27 educadoras de infância e 1 psicóloga.



2.4. Formação “Matemática Elementar - I”



Iniciou a Fundação este ano uma formação sobre Matemática Elementar, tendo para o efeito assinado um Protocolo com a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).



Esta formação existe a pedido de alguns professores de matemática do 1º ciclo e também do pré-escolar. É uma formação sobre “Matemática Elementar”, que pretende dar pistas e ajudar os professores no percurso inicial dos alunos, no âmbito da matemática, sublinhando os aspectos mais importantes e determinantes para o desenvolvimento e aquisição de conhecimentos seguros neste âmbito.



Este método segue o percurso de Singapura, que é mundialmente conhecido pelo sucesso e pelo ensino de excelência nesta área.



A primeira acção de formação decorreu nos meses de Outubro e Novembro e foi composta por 6 sessões, de 4 horas.



Tendo em conta as orientações curriculares actuais para a abordagem da Matemática no pré-escolar e 1º Ciclo, a SPM propôs uma acção dedicada ao tema. da didáctica. Foram utilizados materiais essenciais como ábacos, cuisenaires, material dourado, geoplano, tangrans, origamis e recurso às tecnologias. Esta acção tem um tratamento misto: além da didáctica da matemática, trata também de aspectos ligados à pedagogia e às ciências da educação.



Esta primeira acção teve a participação de 27 professores do 1º ciclo. Já temos agendada a segunda edição desta acção para Fevereiro de 2010.



2.5. CURSO DE DESENHO - DESAFIO PARA APRENDER A OLHAR – I - por Maria Felizol



À Fundação chegam alguns pedidos de acções relacionadas com as artes – desenho, pintura, etc – e estes pedidos vêm de pessoas que têm algum tempo livre e que gostam de desenhar e pintar. Face aos enumeros pedidos feitos, resolvemos desafiar a Maria Felizol para nos ajudar.



Maria Felizol, é professora no Arco, desde 1984. Tem os Estudos Completos em Escultura. É autora de enumeras obras de arte, e já ganhou importantes prémios internacionais. Fez e faz exposições em todo o mundo. É uma artista portuguesa, e que trabalha os mais diversos materiais: mármores, madeiras, vidro, etc, etc. Olha para a arte e para o mundo de uma forma tão fascinante que educa todo aquele que é posto sob a sua responsabilidade. Com a Maria aprende-se a olhar. Educar o olhar é educar o coração, o lugar onde tudo acontece.



As técnicas de registo directo sobre um suporte, mais habitualmente papel, têm vários instrumentos e materiais de matérias-primas variadas:



Carvão, tinta-da-china, sanguínea, sépia, grafites, pasteis secos, pasteis de óleo, lápis de cor, aguarela, guache, canetas de feltro e outros.



A primeira edição desta formação teve a presença de 7 alunas.



Já está agendada a segunda edição desta acção para Janeiro de 2010 e a continuação desta primeira formação para a mesma altura do próximo ano.



2.6 O Núcleo de Formação para a Educação e o Desenvolvimento (NFED) elaborou o processo de acreditação junto do Conselho Cientifico e Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) do curso de formação referido no ponto 2.3.



2.7 Colaboração com o Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa e com a ESEI Maria Ulrich:



A Fundação integra a Equipa do Despertar da Fé e colabora nas áreas da formação e consultadoria pedagógica.



Encontros de formação do projecto – Despertar da Fé - na Casa de Retiros da Buraca, destinados a educadores dos Centros Sociais Paroquiais, catequistas, e animadores pastorais.



• 11 Fevereiro: A Quaresma e a Páscoa - Aprender na terra a viver para sempre com Jesus. Comunicação: Padre Paulo Malícia.

Proposta Pedagógica para a vivência da Quaresma e Páscoa (em colaboração).



• 6 Maio: Nossa Senhora em Fátima e os três Pastorinhos - Um grande acontecimento que se deu na nossa terra. Comunicação: Madalena Fontoura

Prática pedagógica na Instituição, na família e na Paróquia

Partilha de experiências.



• 3 Junho: Encontro para avaliação do ano, com os representantes das várias paróquias e Centros Paroquiais participantes.



• 14 Outubro: Apresentação do projecto - Há vida na Horta - um projecto interdisciplinar com perspectivas: ecológica, antropológica, pedagógica e teológica. Pedagogia do Porte Fólio na Creche e no Jardim-de-infância, Comunicação: Infantário Nossa Senhora da Piedade, Odemira.



• 18 Novembro: «Jesus – Palavra e Rosto de Deus», Comunicação: Pe José Miguel (Vice Reitor do Seminário dos Olivais).

Pedagogia e Coreografias. Comunicação: ESEI Maria Ulrich.





Curso de formação «À Descoberta da Bíblia», uma proposta de formação que nasceu da constatação da dificuldade de trabalhar a Bíblia com as crianças, organizada pela Irmã Mª José Bruno e a Teresa Jardim para educadores de infância:



• 21 Outubro: Conhecer a Bíblia: A Bíblia e a sua estrutura; em que consistem o Antigo e o Novo Testamento; os principais temas do Antigo Testamento; o acontecimento – Jesus Cristo e a formação do Novo Testamento.

• 28 Outubro: Viver a Palavra: Estar atentos e sensíveis à expressão natural da criança; criar um ambiente de paz e de interioridade; ouvir e ler a Bíblia; reflectir a Palavra; rezar, integrando a Palavra na oração; participar em celebrações.

• 4 Novembro: Comunicar a Palavra: Apresentações de formas de apresentar a Bíblia às crianças, por várias instituições participantes.

«A narrativa bíblica no quadro das Orientações Curriculares do Ensino Pré-Escolar», Comunicação: Teresa Jardim



2.8- Escola de Pais:



Todos nós, pais, sentimos a urgência, o desafio e a responsabilidade de acompanhar o crescimento dos nossos filhos. Esta situação torna-se ainda mais relevante hoje, quando o ambiente e a cultura se tornaram fragmentados e um enorme conjunto de solicitações e propostas torna difícil um juízo sereno e claro sobre a realidade.

É neste enquadramento, por vezes extremamente difícil, que somos chamados à tarefa da educação. Com a mesma exigência com que abordamos os aspectos profissionais e sociais da nossa vida, não podemos deixar de nos questionar em que medida nos temos preparado para o desafio educativo.



No dia iniciou 16 de Janeiro, a Fundação Maria Ulrich, realizou mais uma Escola de Pais. Estes encontros contemplam um conjunto de quatro sessões semanais, a realizar até ao dia 6 de Fevereiro, sobre temas específicos relacionados com a educação e a formação dos filhos.



- 1ª sessão – 16 de Janeiro (10h30)

A importância de educar: a resposta aos porquês - Dra. Isabel Almeida Brito

- 2ª sessão – 23 de Janeiro (10h30)

O perigo de não propor: a televisão e a internet - Prof. Henrique Leitão

- 3ª sessão – 20 Fevereiro (10h30)

A autoridade: uma questão de prémios e castigos? - Dra. Madalena Fontoura

- 4ª sessão – 6 de Fevereiro (10h30)

A verificação: as amizades e os tempos livres - Dra.Joana Castelo Branco



2.9– Formação a pedido de outras Instituições



• Formação sobre a importância da espiritualidade no quadro do desenvolvimento da criança, no Colégio Mira Rio, pela Teresa Jardim em 12 de Março.

• Formação sobre a criança e a abertura à transcendência, num Encontro do Movimento Mensagem de Fátima, pela Teresa Jardim em 24 de Outubro, no Turcifal.

• Formação sobre a relação da criança com Deus, no Seminário de Caparide, pela Teresa Jardim em 14 de Novembro.

• Formação sobre a relação da criança com Deus, para a Campanha de Oração Crianças Rezam com os Pastorinhos», pela Teresa Jardim em 25 de Novembro.

• “O Risco Educativo” – Breve catequese, na Assistência de Santos-o-Velho e no Ponto de Apoio à Vida de Outubro a Maio, por Teresa Neves.





3- OUTRAS ACTIVIDADES E INICIATIVAS





3.1 - Tertúlias de Homens



A Fundação Maria Ulrich iniciou no ano de 2008 uma série de encontros temáticos, aos quais decidiu chamar de Tertúlias de Homens.

Relançámos estes encontros, que Maria Ulrich sempre promoveu no seu apartamento, aqui no “Palácio Ulrich”, no ano em que completaria 100 anos.

Estes encontros pretendem apenas debater alguns assuntos de incontornável importância para Portugal e para a sociedade em geral. Visam criar uma reflexão com sentido por parte dos homens, nossos amigos, que há já alguns anos trabalham, constituíram família e assumem responsabilidades sociais.

Nestes nossos encontros periódicos já contámos com a presença de ilustres portugueses, que tanto deram e dão ao nosso país:

- O Senhor General Rocha Vieira,

- O Professor Virgílio Loureiro, Professor no Instituto de Agronomia de Lisboa, enólogo de reconhecido mérito internacional,

- O Senhor Conselheiro Souto Moura testemunhou a sua passagem pela Procuradoria Geral da República, chamou a este encontro - “A Justiça, O Magistrado, O Procurador-Geral"

- O Prof. António Bagão Félix e o tema que nos propôs foi uma reflexão sobre “Valores humanos e cristãos na sociedade contemporânea",

- O Senhor Cónego Padre João Seabra falou-nos sobre “Igreja e República: que centenário?",

- Dr. Manuel Pinto Coelho;

- Dr. José Ribeiro e Castro.

3.2 Entrevista para o programa «A Fé dos Homens» da RTP, subordinada ao tema «Despertar da Fé», pela Teresa Jardim, em 27 de Maio.



3.3- Panfleto dedicado a S.Nuno Álvares Pereira



Esta iniciativa foi uma grande aventura. A Teresa Simas com a sua peculiar forma de fazer coisas, sonhou este projecto, e no dia seguinte ao seu sonho, mobilizou um exército para o pôr em prática. Então, a Fundação em conjunto com a Real Academia de Santa Isabel, pediu à Isabel Mendonça Soares que fizesse uma breve história de S.Nuno, e pediu à Mercês Gil que a ilustrasse, em 5 dias estava tudo feito. Juntámos os fundos que tínhamos, que eram na realidade muito escassos, e pedimos a impressão de 9000 exemplares, o máximo que podíamos com o dinheiro que dispúnhamos.



Então, SAR Senhora Dona Isabel de Bragança pede ajuda a um benemérito amigo, e miraculosamente dá-se a multiplicação dos panfletos, que passaram a ser 90.000.



Em apenas quinze dias estes panfletos chegaram a todo o país e ilhas, e também aos Palop.



Foi um verdadeiro acontecimento para a Fundação, e ao mesmo tempo a verificação de que tudo, mas mesmo tudo, é possível acontecer, é preciso é saber escolher os nossos aliados e Deus faz o resto.



3.4 - “As preocupações de Bento XVI”, nas vésperas da Canonização de S. Nuno Álvares Pereira, a Fundação promoveu uma conferência sobre as preocupações do Santo Padre com a Drª Aura Miguel, foi mais um encontro extraordinário com a única jornalista portuguesa acreditada na Santa Sé.



3.5– Participação em Encontros:



• Encontro escolas católicas – 11 Março 10h S. João Brito, a Teresa Neves e a Isabel Menezes, representaram a Fundação neste encontro. Foi tema central deste encontro a importância da Escola Católica no mundo de hoje e a sua afirmação como proposta educativa.



• Congresso «Francisco Marto - Crescer para o Dom» nos dias 18, 19 e 20 de Junho, em Fátima.



• Jornadas ESEI MU – 22 Abril



3.6- Venda Natal:



Este foi já o quinto ano que promovemos uma venda de Natal, este ano revertendo a favor da própria Fundação.



4 – AGRADECIMENTOS:



Agradecemos a todas as instituições e pessoas que connosco colaboraram e também que ofereceram o seu tempo para que a Fundação pudesse, ao longo deste ano, realizar tantas e tão frutuosas acções.



Agradecemos especialmente a SAR Senhora Dona Isabel de Bragança toda a amizade de persistência na elaboração e divulgação do Panfleto dedicado a São Nuno Álvares Pereira.

Sem comentários:

Enviar um comentário