19 de setembro de 2016

Aprendizagem na Trissomia 21 - a importância da intervenção

Sem nos darmos conta, saímos à rua e deparamo-nos constantemente com diversos estímulos que deciframos automaticamente: um cartaz de publicidade enquanto o semáforo não fica verde, o código da estrada, a descrição dos produtos na prateleira do supermercado, uma mensagem no telefone, uma conta de eletricidade para pagar... É inegável que saber ler e escrever determinam a nossa participação na vida social.

Transverse Line, de Wassily Kandinsky, retirado daqui
A aquisição da leitura e da escrita são condicionantes essenciais de toda a aprendizagem futura, uma vez que são ferramentas indispensáveis para as aprendizagens escolares e extra-escolares. A leitura e a escrita constituem estratégias complexas que a maior parte das crianças domina sem dificuldades, desde que atinja um determinado grau de maturidade e exista um ambiente pedagógico favorável. No entanto, quer a leitura quer a escrita podem transformar-se num quebra-cabeças . Nem todos aprendem da mesma forma; vários são os processos que podem influenciar esta habilidade e as crianças com Trissomia 21 necessitam de alguns cuidados extra.

Antigamente, não era esperado que crianças com défice inteletual, nomeadamente com Trissomia 21, fossem capazes de ler e escrever e os pais destas crianças não tinham o ensino formal como uma prioridade para os seus filhos.  Felizmente, desde a década de 80 do século passado, com o avanço da medicina, temos vindo a assistir a uma mudança de atitudes perante pessoas com Trissomia 21. Nos dias que correm, as possibilidades para crianças com t21 são maiores que nunca.

Hoje em dia, as crianças e jovens com T21 estão inseridas nas mesmas escolas de outras crianças com desenvolvimento dito normal, aprendem a ler e a escrever e alcançam elevados níveis de desenvolvimento nestas áreas específicas. A presença continuada em programas de intervenção precoce e, mais tarde, nas idades jovens e adultas, leva a que pessoas com T21 mantenham bons níveis de leitura e escrita. Sabe-se hoje que o desenvolvimento cognitivo, na Trissomia 21, se atrasa um ano, quando comparado com o desenvolvimento dito normativo. Assim, se se intervir precocemente com estas crianças, obteremos resultados muito positivos.

De facto, com a leitura e a escrita acontece o mesmo que em outras áreas do desenvolvimento; sabe-se que a criança com T21 não irá alcançar certas aptidões até que atinja a maturidade, no entanto, a maturidade é mais facilmente alcançada quando o aluno treina exercícios eficazes regularmente. Assim, de nada valerá esperar que a idade madura chegue para se começar a trabalhar com estas crianças; o melhor será realizar tarefas e atividades que potenciem o crescimento e se desenvolvam mais precocemente.

A intervenção precoce inclui uma rede de apoio direcionado para a criança e a sua família. O desenvolvimento infantil dá-se de uma forma mais rápida nos primeiros anos de vida, altura em que a plasticidade cerebral é maior. Assim sendo, é de grande peso que uma criança com T21, e qualquer outra criança com perturbação do desenvolvimento ou dificuldade de aprendizagem, esteja inserida em programas de intervenção precoce, de forma a colmatar as necessidades sentidas.

É imprescindível que uma criança com Trissomia 21 tenha o mesmo acesso à aprendizagem que outra criança e que esteja rodeada por profissionais competentes que saibam como intervir para que as suas capacidades se desenvolvam da forma mais satisfatória possível, por forma a atingirem os mesmos níveis de autonomia e inclusão social que os seus pares. 

Maria do Rosário Morais Barbosa, MsC em Reabilitação Psicomotora

Sem comentários:

Enviar um comentário