13 de julho de 2012

RELATÓRIO E CONTAS 2011






FUNDAÇÃO MARIA ULRICH



Relatório

Contas e Demonstração de Resultados





2011









Mensagem do Presidente

A Fundação foi instituída aquando da morte da sua fundadora Maria Ulrich que dá nome a esta instituição.

Maria, podemos hoje afirmar com certeza e convicção, foi uma visionária que viveu “à frente do seu tempo”. Desde muito cedo percebeu que a Educação é o coração de qualquer povo. Só pela educação é possível construir e edificar o homem, a sociedade onde está inserido, a família, e consequentemente o mundo. A Educação não é só para as crianças, e por isso “educar em qualquer idade é fazer crescer”, como repetia insistentemente.

Nestes anos a Fundação apostou na formação dos professores. Sem bons professores não há boas escolas, e por isso a nossa intervenção tem sido precisamente em ajudar Portugal a ter bons professores. O retorno deste trabalho tem sido o entusiasmo e a alegria que os professores trazem para estas formações e também a abertura e proposta a novos desafios. Este é um trabalho nunca terminado, graças a Deus, porque a capacidade e as necessidades do homem nunca acabam.

Os professores precisam de estar preparados e acompanhados nos novos desafios educativos que todos os dias se impõem. Responder com conhecimento e segurança hoje não é a mesma coisa de há 20 anos atrás. A velocidade impõem-se cada vez mais, e só os Mestres são capazes de mostrar e lançar os mais novos para o conhecimento verdadeiro.

Estamos muito contentes com estes desafios e preparados para enfrentar todas as propostas a que somos continuamente chamados, não nos deixando instalar e acomodar ao que já está sabido,

Obrigado a todos os que, com empenho, dedicação e esperança tornaram possível todo este ano de trabalho.

Um Bom Ano de 2012!

Padre João Seabra
Presidente do Conselho de Administração



Órgãos sociais:

Conselho de Administração:

Presidente: Padre João Seabra

Tesoureiro: Eng.º Pedro Correia

Secretário: Eng.º Manuel Nobre Gonçalves

Vogais:

Isabel Faria de Carvalho

Eng.º João Ulrich


Direcção:

Directora Executiva: Dra.Teresa Araújo Neves

Vogal: Dra. Teresa Jardim de Oliveira



Conselho Fiscal:

Presidente: Dr. Manuel Frederico Lupi Bello

Vogais:

Dr. José Sousa Mendes

Dr. Guilherme Almeida Brito

































1. ACTIVIDADES DE FORMAÇÃO



1.1 O Núcleo de Formação para a Educação e o Desenvolvimento (NFED)

Durante o ano de 2011 as acções de formação de professores ocorreram com normalidade e muita afluência.



1.2 Curso de Formação «O Bebé Competente e os Desafios Educativos III» destinado a profissionais com diferentes funções na Creche.



Decorreu em 2010 o terceiro módulo do Curso «O Bebé Competente e os Desafios Educativos III», em dez sessões, que decorreram entre Janeiro e Maio.



Colaboraram, além da Drª Teresa Jardim, da Fundação Maria Ulrich, e da Drª Deolinda Botelho, colaboradora de sempre da Fundação, que assegura durante estes meses toda a acção, a Drª Soraia Nobre, a Drª Anália Cascais, a Drª Carla Almeida, a Drª Ana Paula Rodrigues, a Drª Ana Ferrão e a Drª Maria Emília Nabuco.



Participaram nesta acção 31 pessoas.



1.3 Curso de Formação «O Bebé Competente e os Desafios Educativos IV» destinado a profissionais com diferentes funções na Creche.



Decorreu em 2010 o quarto módulo do Curso «O Bebé Competente e os Desafios Educativos III», em dez sessões, que decorreram entre Outubro e Dezembro.



Colaboraram, além da Drª Teresa Jardim, da Fundação Maria Ulrich, e da Drª Deolinda Botelho, colaboradora de sempre da Fundação, que assegura durante estes meses toda a acção, a Drª Soraia Nobre e o Senhor Professor Nuno Lobo Antunes.



Participaram nesta acção 21 pessoas.







1.4 Curso de Formação «Abordagens Pedagógicas em Creche – Novos Olhares I» destinado a profissionais com diferentes funções na Creche.



Decorreu em 2010 o primeiro módulo do Curso «O Bebé Competente e os Desafios Educativos III», em dez sessões, que decorreram entre Janeiro e Maio.



Colaboraram, além da Drª Teresa Jardim, da Fundação Maria Ulrich, e da Drª Deolinda Botelho, colaboradora de sempre da Fundação, que assegura durante estes meses toda a acção, a Drª Margarida Silveira Rodrigues, Drª Teresa de Matos, Drª Anabela Norte, Drª Teresa Prazeres e Drª Maria Emília Nabuco.



Participaram nesta acção 28 pessoas.



1.5. Matemática Elementar:



Tendo em conta as orientações curriculares actuais para a abordagem da Matemática no pré-escolar e no 1º Ciclo a Fundação Maria Ulrich criou uma acção dedicada ao tema. Trata fundamentalmente da didáctica, e são utilizados materiais essenciais como ábacos, cuisenaires, material dourado, geoplano, tangrans, origamis e recurso às tecnologias. É abordado também um tratamento misto: além da didáctica da matemática, trata também de aspectos ligados à pedagogia e às ciências da educação.



Durante o ano de 2010, foi possível realizar uma acção de formação, no primeiro semestre. Foi orientada pelo Dr. Carlos Santos, que connosco colabora neste âmbito desde 2009.



Esta acção teve como destinatários: Professores do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.



Cada curso teve a duração de 25 horas, conferindo 1 crédito, aos formandos em 5 sessões de 4 horas e uma sessão de 5 horas.









1.6. GEOMETRIA ELEMENTAR:



No segundo semestre de 2011 realizou-se a primeira acção de geometria elementar, para professores do pré-escolar e 1º ciclo. Toda a abordagem tem como ponto de referência o ensino da matemática elementar em Singapura classificado nos primeiríssimos lugares em todos os importantes estudos internacionais. O seu sistema dá primazia a três pilares fundamentais: importância da oralidade, ordem e estrutura das matérias e caminho concreto/abstracto. Nesta acção faz-se comparação e debate sobre esse caso oriental e o nosso sistema português.

A acção de formação está concebida para um número total de 25 horas, conferindo 1 crédito, aos formandos em 5 sessões de 4 horas e uma sessão de 5 horas.





1.6 Formações do projecto Despertar da Fé (em colaboração com o Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa e a ESEI Maria Ulrich), constituídas por acções de natureza teórico-prática, destinadas a educadores dos Centros Sociais Paroquiais, das escolas católicas, catequistas, e animadores pastorais.



Os encontros realizados em Lisboa contaram com a presença de Monsenhor Victor Feytor Pinto, Equipa do D.F. constituída por Irmã Mª José Bruno, Mª João Ataíde e Teresa Jardim, Aura Miguel, D. Carlos Azevedo, com a colaboração de instituições educativas.



A pedido do presidente da Cáritas – Dr. Eugénio Fonseca, no sentido de se lançar o projecto na Diocese de Setúbal, colaborando também para o efeito o Senhor Pe Rui Rosmaninho e Equipa do Despertar da Fé.



Também na diocese de Leiria-Fátima, o lançamento do projecto para as dioceses do Centro (Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo-Branco, Coimbra e Santarém). Colaborando localmente Jorge Cotovio (Secretário Geral da Associação Portuguesa de Escolas Católicas) a Equipa do D.F. e o senhor Pe. Vitor (diocese de Santarém).





A pedido do director do Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa a equipa do D.F. tem realizado diversos encontros de trabalho com o objectivo de elaborar um itinerário do D.F. para o ensino pré-escolar.



Foi assinado um protocolo de colaboração entre a Fundação Maria Ulrich e o Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa.







1.7 Escola de Pais:

Sentimos a urgência, o desafio e a responsabilidade de acompanhar o crescimento dos nossos filhos. Esta situação torna-se ainda mais relevante hoje, quando o ambiente e a cultura se tornaram fragmentados e um enorme conjunto de solicitações e propostas torna difícil um juízo sereno e claro sobre a realidade.

É neste enquadramento, por vezes extremamente difícil, que somos chamados à tarefa da educação. Com a mesma exigência com que abordamos os aspectos profissionais e sociais da nossa vida, não podemos deixar de nos questionar em que medida nos temos preparado para o desafio educativo.

A Fundação Maria Ulrich realizou duas Escolas de Pais no primeiro e no segundo semestre, de três encontros sobre a educação, desenvolvimento e formação dos filhos.



1ª sessão – A importância de educar: a resposta aos porquês - Isabel Almeida Brito;



2ª sessão –O perigo de não propor: a televisão e a internet - Henrique Leitão;



3ª sessão – autoridade: uma questão de prémios e castigos?

A verificação: as amizades e os tempos livres – Teresa Araújo Neves



Este ano fomos a Arouca em 20 de Maio, fazer uma sessão alargada da Escola de Pais. Nesta sessão apresentou-se a Escola de Pais, com um breve resumo do Risco Educativo, de D. Luigi Guissani, livro base deste trabalho. Contou com a presença de cerca de 60 pessoas, incluindo o vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca, que acolheu a Fundação na pessoa da Teresa Neves de uma forma extraordinária.









1.8 – Formação a pedido de outras Instituições



• Formação sobre a relação da criança com Deus, no Colégio Planalto, no dia 3 de Novembro – Teresa Jardim.

• Catequese para educadoras da Assistência Paroquial de Santos-o-Velho, última sexta-feira de cada mês, de Outubro a Junho – Teresa Neves.







2. OUTRAS ACTIVIDADES E INICIATIVAS

2.1 – Tertúlias de Homens



- Elísio Summavielle – Secretário de Estado da Cultura – “Os cem anos do património em Portugal” - 15 de Fevereiro



- Prof. Miguel Morgado – “A autoridade na política contemporânea"- - 25 de Março de 2011.





2.2 - Tertúlias da Educação

Este ano a Fundação em parceria com o Fórum para Liberdade de Educação, lançou um novo painel de Tertúlias com o tema base da Educação. Estes encontros destinam-se a professores, directores e educadores, e pretende, tal como as anteriores, ser um espcaço de debate sobre a Educação.



Outubro de 2011 - Prof. Joaquim Azevedo.



Estão ainda agendadas para o próximo ano:



Janeiro – Francisco Vieira e Sousa;

Fevereiro – Prof. Dra. Carmo Seabra;

Março – Prof. Rodrigo Queiroz e Melo

Abril – Prof. Adão da Fonseca;

Maio – Prof. Mário Pinto.



2.2 – Conferências na Fundação:



No dia 30 de Março, pelas 21:00h, Aura Miguel, jornalista creditada junto da Santa Sé, veio a esta Fundação fazer mais uma conferência de preparação para a Beatificação do Papa João Paulo II, no dia 1 de Maio, em Roma.









2.3– Participação e Intervenção em Encontros:



Novembro - Visita das alunas da Escola Superior de Educação Maria Ulrich, por ocasião do aniversário da Escola – Teresa Neves



Novembro - Visita de um grupo de senhoras “Bem Dispostas” , em colaboração com a Casa Veva de Lima – Teresa Neves



A Fundação esteve presente em diversos encontros, dos quais destaca:

• Seminário das Escolas Católicas – Competências Pedagógicas e Pastorais dos Educadores das Escolas Católicas –Teresa Neves .

• Encontros FLE – diversos encontros que aconteceram na Fundação Calouste Gulbenkian durante o ano de 2011 – Teresa Neves

• Participação na Beatificação da Irmã Maria Clara – Teresa Neves

• Velada de Oração Infantil no Mosteiro dos Jerónimos, dia 20 de Fevereiro – Teresa Jardim;

3 – AGRADECIMENTOS:





A Fundação agradece à Fundação Maria Amélia de Mello o donativo para o registo dos seus livros, que terminará no próximo mês de Maio de 2012.



Agradecemos a todos colaboradores que asseguram o trabalho diário desta instituição e a todos os amigos que ao longo destes anos com empenho, dedicação e voluntariado tornam possível este de trabalho.





Janeiro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário