12 de outubro de 2015

O Museu já ali ao virar da esquina!, por João Coelho

Há um ano que abracei o projeto de ser professor numa pequena escola situada em pleno Chiado. Fiquei apreensivo com o facto de ser apenas uma turma com os quatro anos de escolaridade na mesma sala. Mas quando fui visitar a escola pela primeira vez, todas as dúvidas se desvaneceram. Ao admirar a vista absolutamente deslumbrante que a escola tem sobre Lisboa e sobre o rio pensei logo que ali seria o local perfeito para ensinar. Era, na verdadeira acepção da palavra, uma janela aberta para o mundo.
Sempre acreditei que a educação vive da experiência, do que nos rodeia, daquilo que os nossos olhos e a nossa razão abarcam. E o nosso horizonte visual é praticamente infinito!
Desde o dia 29 de setembro que estão expostas, em algumas ruas da baixa de Lisboa, réplicas de quadros do Museu de Arte Antiga de Lisboa. Não podia deixar passar esta oportunidade única de ver de perto obras que estão só ao alcance dos visitantes do museu, muitas vezes atrás de um cordão. Estas podemos ver de perto, tocar, analisar cada pormenor do traço do artista. Mas esta experiência não podia ser só pessoal. Sentia a obrigação de a partilhar com os meus alunos! Combinei com os outros professores qual a melhor forma de organizar uma visita. A professora de Artes deu uma ajuda preciosa! Percebemos que não era possível ver todos os quadros e optámos por aqueles que estão mais perto da escola.
Ao ver os alunos com os olhos postos em cada quadro, percebi que tínhamos tomado a decisão correta ao propor aquela visita. Em cada olhar, um novo pormenor era descoberto, uma característica era evidenciada. E a proposta de reprodução de uma das obras foi verdadeiramente uma surpresa. Cada aluno olhou para o quadro e tentou evidenciar na sua folha o traço do artista, o pormenor que mais o tinha chamado à atenção. Se não fossem uns pequenos chuviscos, tinha sido complicado “arrancar” os alunos de perto do quadro.
Cada vez mais tenho uma certeza: as paredes da escola são o Mundo! Tudo o que existe à nossa volta é local de conhecimento!
João Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário