Há um ano que abracei o projeto
de ser professor numa pequena escola situada em pleno Chiado. Fiquei apreensivo
com o facto de ser apenas uma turma com os quatro anos de escolaridade na mesma
sala. Mas quando fui visitar a escola pela primeira vez, todas as dúvidas se
desvaneceram. Ao admirar a vista absolutamente deslumbrante que a escola tem
sobre Lisboa e sobre o rio pensei logo que ali seria o local perfeito para
ensinar. Era, na verdadeira acepção da palavra, uma janela aberta para o mundo.
Sempre acreditei que a educação vive
da experiência, do que nos rodeia, daquilo que os nossos olhos e a nossa razão
abarcam. E o nosso horizonte visual é praticamente infinito!
Desde o dia 29 de setembro que
estão expostas, em algumas ruas da baixa de Lisboa, réplicas de quadros do
Museu de Arte Antiga de Lisboa. Não podia deixar passar esta oportunidade única
de ver de perto obras que estão só ao alcance dos visitantes do museu, muitas
vezes atrás de um cordão. Estas podemos ver de perto, tocar, analisar cada
pormenor do traço do artista. Mas esta experiência não podia ser só pessoal.
Sentia a obrigação de a partilhar com os meus alunos! Combinei com os outros
professores qual a melhor forma de organizar uma visita. A professora de Artes
deu uma ajuda preciosa! Percebemos que não era possível ver todos os quadros e
optámos por aqueles que estão mais perto da escola.
Ao ver os alunos com os olhos postos
em cada quadro, percebi que tínhamos tomado a decisão correta ao propor aquela
visita. Em cada olhar, um novo pormenor era descoberto, uma característica era
evidenciada. E a proposta de reprodução de uma das obras foi verdadeiramente
uma surpresa. Cada aluno olhou para o quadro e tentou evidenciar na sua folha o
traço do artista, o pormenor que mais o tinha chamado à atenção. Se não fossem
uns pequenos chuviscos, tinha sido complicado “arrancar” os alunos de perto do
quadro.
Cada vez mais tenho uma certeza:
as paredes da escola são o Mundo! Tudo o que existe à nossa volta é local de
conhecimento!
João Coelho
Sem comentários:
Enviar um comentário